Filho de Nelson Zeppone, um dos fundadores
do Grupo, João Zeppone assumiu a posição de CEO da empresa em 2020 e está
seguindo os passos do pai à frente da tradicional indústria paranaense
Muitos empresários têm seus negócios como verdadeiros filhos,
pois se trata de algo muito desejado e desenvolvido por eles. Ter uma empresa
demanda cuidados intensos, principalmente no início, quando são necessários
investimentos assertivos. Por isso, não à toa, passar o bastão do comando da
empresa para os filhos é considerado a melhor alternativa para manter o legado
administrativo e firmar a história da família. No Grupo Zeppone, nova marca da
tradicional indústria alimentícia paranaense Polpanorte, João Zeppone, de 30
anos, assumiu o cargo de CEO em 2020. Ele herdou a posição do pai, Nelson
Zeppone, o primeiro da família a liderar a empresa.
Há dois anos, João tem seguido a missão do
pai, que ainda acompanha a rotina do Grupo, como presidente do Conselho. O
objetivo do jovem CEO é manter a qualidade e tradição da empresa adquirida pela
família em 1995, quando era somente Polpanorte, com a missão de fornecer polpas
de fruta de qualidade excepcional para o mercado local, ainda em Japurá, no
Paraná. “A família foi inserida no negócio desde cedo, com nosso pai trazendo
conceitos sobre as atividades e responsabilidades de cada um. Ele transferiu o
conhecimento dele pela indústria para todos nós”, disse João, ressaltando que
além dele, o irmão, Matheus, de 34 anos, que tem experiência nas fazendas da
família, atualmente é focado na expansão das atividades rurais do Grupo.
Além de manter a tradição da marca
familiar, João tem a missão de coordenar toda a expansão do grupo, que também
está crescendo sua participação internacional, com exportações para vários
países em diversos continentes. “Desde 2015, o açaí virou nossa paixão e com a
chegada desta fruta ao nosso portfólio, criamos receitas exclusivas que são
sucesso no Brasil e em diversos países. Isso ampliou nossos horizontes e nos
trouxe novas estratégias de mercado”, ressaltou.
Parte da estratégia de crescimento foi a
inauguração da mais moderna fábrica de açaí do mundo, instalada em Benevides
(PA), que iniciou o funcionamento em 2021. A planta está localizada em uma área
de aproximadamente 200 mil metros quadrados, resultado de um investimento de
mais de R$ 30 milhões. Além de avanços na estrutura, hoje, o Grupo é detentor
das marcas nacionais ‘Polpanorte’, ‘Origem Açaí’ e 'Frutuá', e das linhas de
exportação ‘Origem Açaí’, ‘Origem Frutus’ e ‘Origem Gelato’. “São negócios
muito promissores, e vejo que teremos grandes oportunidades de crescimento por
muito tempo. O mundo irá consumir alimentos cada vez mais práticos e sempre
buscando saudabilidade”, ressaltou João Zeppone.
O Grupo Zeppone deve terminar 2022 com
produção 30% maior que no ano anterior, quando gerou mais de 25 milhões de
quilos de produtos, incluindo sorbets de açaí, frutas congeladas, polpas e
cremes. A gestão positiva à frente do Grupo, João credita aos ensinamentos do
pai. “Sem dúvida é imensurável a importância dele, pois foi quem nos ensinou
praticamente tudo. Desde valores, como respeito, honestidade e senso de
justiça, até como ter garra para alcançar nossos objetivos. Sou muito grato por
todos os ensinamentos. Ele, com certeza, é um exemplo em todos os sentidos,
seja como profissional, como gestor, como amigo, é uma referência de família e
fé. Para mim, é um pai e um professor fantástico”, finalizou.
Sobre o Grupo Zeppone
O Grupo Zeppone é a nova estratégia da
tradicional indústria alimentícia paranaense Polpanorte, dedicada ao
processamento de frutas, produção de polpas, cremes e sorbets, além de frutas
congeladas. Com quase 30 anos de mercado, é detentora das marcas nacionais
‘Polpanorte’, ‘Origem Açaí’ e 'Frutuá', e das linhas de exportação ‘Origem
Açaí’, ‘Origem Frutus’ e ‘Origem Gelato’. O Grupo conta com duas fábricas: uma
localizada em Japurá, Paraná, e outra em Benevides, no Pará, uma planta com
mais de 200 mil m², considerada a mais moderna indústria de açaí do mundo -
resultado do investimento de cerca de R$ 30 milhões. Atualmente, atua em todo o
Brasil, exporta para Europa e América do Sul, além de planos de expansão para
outros países.
via assessoria
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